Download Fazer o download do ultimo texto

Paisagismo, por Carolina Nunes – O Bonsai

obonsai_titel

 

A tradução literal de bonsai é planta na bandeja, a partir das palavras japonesas ‘bon’ e ‘sai’. Mas bonsai tem um significado muito mais amplo, que envolve cultivo em recipiente raso, orientação, podas, para que a árvore pareça natural, com uma intenção plástica. Esse elemento artístico distingue um bonsai de uma árvore envasada.
O bonsai, como ser vivo, transforma-se ao longo do ano, ao longo dos anos… Adquire maturidade e qualidade… A planta se desenvolve sempre de uma maneira única, individual. A própria natureza e o tempo fazem parte da composição artística do bonsai. Assim, um bonsai é uma arte muito particular, que nunca está finalizada e nunca fica estática. É uma arte dinâmica, em que o artista não controla todos os elementos, apenas conduz ou orienta uma planta em constante mutação. Dessa forma, o tempo também deve ser considerado. Basta observar as mudanças durante o ciclo do ano.

Bonsai_artikel

Algumas espécies florescem, outras perdem as folhas, frutificam, ou, mesmo que estas características não sejam tão acentuadas, o brilho, a intensidade, a coloração, as folhas se alteram sazonalmente. Ao passar dos anos, as árvores também se modificam e amadurecem… Ou acrescentamos novas plantas… Ainda devemos considerar a dimensão tempo, mesmo ao observarmos o bonsai uma vez, já que esse não pode ser apreendido como um todo num único olhar.
O bonsai é tradicionalmente associado ao Japão, embora a origem seja chinesa, ou talvez tenha chegado à China através da Índia. Não há registro de datas, mas se sabe que a cultura chinesa influenciou fortemente a japonesa durante o século VIII, época provável do início da cultura do bonsai no Japão. Há também documentos e pinturas, a partir do século VI, que referenciam o bonsai, mas não se sabe ao certo quando foi o surgimento desta arte.
Já no mundo ocidental, a cultura do bonsai se tornou conhecida nos fins do século XIX e popularizou-se apenas no século XX, baseada na arte japonesa.

carolgross

A aruiteta Carolina Nunes é natural de Blumenau-SC.

Formou-se na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e trabalhou, até
2006, em parceria com o arquiteto Egon Belz. Hoje, desenvolve projetos
arquitetônicos, de interiores e paisagismo, além de cenografias para
campanhas publicitárias.

Professora
de Paisagismo e de Desenho em Perspectiva no IBDI (Instituto
Brasileiro de Design de Interiores), é também colaboradora de editorial da Revista
Nossa (Jaraguá do Sul) e apresentadora do quadro de arquitetura do
programa de TV Evidência.

Contato:

R. Presidente John Kennedy, 103 – Centro – Blumenau-SC. CEP: 89010-120
Telefone: 47 84049469
E-mail:
email@carolinanunes.arq.br

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *