Download Fazer o download do ultimo texto

Decoração A-Z – Termos usados em construção e decoração – B

dicionário
requintada versão oitocentista dos mosqueteiros usados sobre cama. A cama é protegida por uma cobertura fixada à parede numa das extremidades e presa ao próprio móvel na outra. Esse elemento abriga um cortinado que veda as laterais.

Bandô 
faixa decorativa que encobre os trilhos da cortina. Batente
emoldura o vão da porta. É composto por duas peças verticais de madeira (pernas) e uma, superior, horizontal (lumieira).

Bay-window 
tipo de janela que se projeta para fora do edifício, protegida por vidros e instalada no térreo.

Beiral 
é a borda saliente do telhado.

Bergère 
poltrona estofada com espaldar não muito alto,prolongando-se para os lados e formando abas laterais largas. A armação de madeira fica exposta em torno do estofamento. Os braços são menores do que o comprimento do assento com almofada solta.

Blackout 
proteção instalada entre o forro e a cortina, impedindo a entrada de luz solar pela superposição de tres materiais: uma camada de tecido de algodão, uma película preta ao centro e uma camada de borracha branca.

Boiserie 
trabalhos em entalhe ou moldura, desde o mais simples até o elaborado, que ornamenta portas e paredes.

Bombé 
termo francês que designa toda forma abaulada de acabamento, bastante usada nos períodos de Luís XIV, da Regência e do Rococó. Hoje está presente também no design contemporâneo.

Bontonê 
trabalho de tapeçaria em que os botões são costurados superficialmente no estofado, formando losangos ou quadrados.

Boudoir 
apartamento ou sala privativa para senhora, típicos do período de Luís XV. Hoje designa a sala íntima da dona-de-casa.

Boreau 
originalmente dizia-se de tecidos que forravam e preservavam os móveis no ato de escrever. O termo designa hoje o próprio móvel utilizado para esse fim.

Broca (fundação) 
quando o terreno não é firme, fura-se a terra até achar uma superfície mais resistente. Essas cavidades, que são preenchidas com concreto, chamam-se brocas. Elas ficam de um a dois metros de distância uma da outra.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *